October 6, 2017

A ARRUELA QUE ACABOU COM O LUCRO DO AGRICULTOR


Image result for arruela oxidada
Essa é uma analogia que podemos fazer sobre as barreiras que impedem qualquer tipo de agricultor evoluir em sua atividade de produção, independente se é na produção de leite, carne, grãos, hortaliças, frutíferas... Vou transcrever aqui um baita texto elaborado por Miguel Cavalcanti, adaptado:
------------------------------

Se você não está alcançando os resultados que você queria de produção, eficiência e principalmente LUCRO da sua fazenda, essa pode ser sua questão:

Depois do jantar, na noite de sábado do evento ao vivo do AgroTalento, dia 10 de junho de 2017, eu fiz uma sessão extra de perguntas e respostas com os alunos. Respondi umas 10 ou mais questões individuais. Todo tipo de pergunta sobre estratégia de agronegócios, trabalho em família e plano de carreira. Um dos alunos, me fez uma pergunta interessante, e ele não esperava o tipo de resposta que eu ia dar...

Em resumo, ele me disse:
Tenho um negócio (comércio) bem sucedido na cidade, que eu comecei do zero. Com esse negócio, comprei 2 fazendas. Gosto mais da fazenda do que do negócio da cidade. Quero focar meu trabalho na fazenda. Tenho trabalhado muito na fazenda, muito mesmo, mas não consigo gerar renda na fazenda. Me esforço muito, e não colho resultados.

Daí ele me perguntou:
O que eu preciso fazer para tornar minha fazenda mais rentável?
Ele esperava que eu fosse recomendar esse ou aquele produto.
Essa ou aquela raça.
Essa ou aquela tecnologia, manejo, capim ou ração...
Eu não fiz nada disso...

Minha resposta pra ele:
Você sabe fazer dinheiro
Ninguém começa um negócio do zero, compra duas fazendas, se não for bom no que faz
Você tem habilidades que geram valor e resultado no comércio
E como será que é isso na sua fazenda, no seu trabalho na fazenda ?

Ele olhou pra mim como se começasse a entender.
E eu continuei... Disse:

Talvez sem nunca ter pensado nisso, você sabe como gerar valor no comércio. Mas se não está gerando resultados na fazenda, provavelmente não sabe como fazer o mesmo no negócio rural. Você precisa entender o que gera valor, o que gera dinheiro, o que gera lucro na sua fazenda. Você precisa trabalhar no que importa de verdade na sua fazenda (simples, mas pouca gente faz).

Eu conheço um pecuarista, que mora na fazenda e vai quase todo dia para cidade, na "rua" como dizem em alguns lugares do Brasil. Todo dia ele tem que comprar alguma coisa, negociar alguma coisa, "ver" alguma coisa. Ou seja, uma grande parte do tempo dele é gasto fazendo o que eu chamo de ABV, ou Atividades de Baixo Valor.



Enquanto ele deveria estar dedicando a maior parte do tempo em atividades que geram valor e lucro de verdade para a fazenda, ele está comprando e transportando miudezas.

Por isso dei o nome de Síndrome do Pecuarista Transportador de Arruelas. É uma doença que afeta muita gente boa na pecuária. Muita gente trabalhadeira. Muita gente que não tem os resultados que gostaria e que poderia ter. Esse pecuarista trabalha muito. Se dedica muito. Acorda mais cedo do que eu. O esforço e quantidade de horas trabalhadas é enorme.

Qual é o erro? Ele não escolheu bem quais atividades vai realizar. Ele não sabe o que gera valor no negócio dele. E ele se "ocupa" com as arruelas do negócio... E com isso, tem resultado muito baixo. 
E o pior, ninguém fala sobre isso. Ninguém ensina estratégia de negócio para pecuarista. Eu acho que eu sou o único e o pioneiro em tratar desses temas.

E ainda tem gente que me olha torto... :-)

Mas quando eu expliquei essa metáfora do pecuarista transportador de arruelas, várias pessoas na sala fizeram o seguinte:

- abaixaram a cabeça.
- passaram a mão no cabelo.
- olharam para baixo.
- ficaram sem graça e até com vergonha.

Mas isso não tem nada de errado... Nunca te ensinaram isso... Em nenhum curso, evento ou treinamento.  Provavelmente, até hoje você não tinha feito essa reflexão... E como você é apaixonado pela pecuária, acaba ficando na atividade, mesmo com uma renda mais baixa do que gostaria e poderia. Mas isso pode ser diferente. É possível ter resultados, ter lucro, numa atividade que se é apaixonado. É preciso apenas dedicar energia nos pontos certos. Como diziam os antigos (eu adoro ditados caipiras): "Não acenda vela boa para defunto ruim..."


Minhas lições e recomendações para esse aluno, que compartilho com você:

1- Faça uma revisão (simples) da estratégia do seu negócio (o que gera renda, produção e lucro). E isso é diferente para cria, engorda, confinamento, venda de genética.

2- Reveja como você está gastando seu tempo. Coloque mais tempo em atividades que realmente geram valor, lucro. Provavelmente você está trabalhando muito, com uma pequena parcela de tempo dedicada ao que realmente importa. Por isso que é possível trabalhar menos, e ter mais resultado. Porque o valor da sua hora trabalhada depende do valor do trabalho que você faz. E para quem é dono do negócio, essa diferença é de mais de 100 vezes. Não é 100% não, é 100 vezes!!

3- Invista em aprender, entender e melhorar nas atividades que geram lucro de verdade. Se você é dono do negócio, ou o gestor principal, precisa ficar bom em: negociação, vendas, marketing, gestão de pessoas e aprender a lidar com gente "difícil". E nada disso é ensinado na escola. Mas com práticas de acerto e erro, e as vezes em cursos e consultores especializados que podem ajudar e muito com nessas situações.

4- Ande com gente que está focado em atuar no que importa de verdade para gerar lucro na pecuária e no agro, temos um número cada vez maior de produtores e profissionais focados em produzir mais e render mais. Mas cuidado com o custo. Muitos estão dispostos a trocar experiências e servirem como pontos de apoio e inspiração. É o que chamamos de Rede do Bem.

5- Faça uma reflexão de quanto você está trabalhando com intencionalidade. Quanto do seu tempo é dedicado de verdade ao que gera valor mesmo. Se você não sabe ainda o que gera valor de verdade na sua fazenda, fique tranquilo, isso é muito mais comum do que você imagina. E o melhor, é possível aprender e rápido.

Eu acredito que é possível.
Eu acredito na pecuária.
Eu acredito no agro.
Eu acredito nas pessoas do agronegócio.
Eu acredito que é possível ter um negócio com paixão, propósito e LUCRO.



No comments: