September 11, 2017

O ESPINHO DO PEIXE


O café da manhã dos chineses é bem diferente do nosso, eles não têm o hábito de tomar café. Comem massa, arroz, saladas, verduras e outras coisas. Ah e o suco é literalmente quente, sustentam que faz bem para digestão líquidos quentes durante as refeições. Mas foi então que eu soube que teria que escrever um texto de pronunciamento e enviar para o gestor do programa para traduzirem pro chinês, e meu prazo era até as 4:00 da tarde do dia seguinte. 

Depois de mais de 35 horas de voo e conexões e uma noite curta de descanso percebi que não seria tão tranquilo assim. Terminei o café por volta das 9h, encontrei com outros participantes e ficamos conversando e tal, até que um dos colegas se engasgou com um espinho de peixe! Ele é de Bangladesh e PhD em melhoramento de plantas e não peixes. Mas falou que peixe é uma das principais refeições lá. E sim, um espinho, e tinha peixe no café da manhã. 

Acabei ajudando e buscando pão para desengasgar, mas não adiantou. Na real não sei por qual motivo achei que pão fosse ajudar, acho que deve ter até cravado mais ainda o espinho, mas não sabia muito o que fazer. Tentamos tomate e frutas, também não rolou. Ele não estava tããão mal, mas tossia. O espinho estava bem na garganta mesmo e ele demonstrava muito desconforto. 

Falamos com um dos monitores e acharam melhor ir num médico. Fui junto. Era domingo e não estava fácil achar alguem que atendesse aquele caso. Depois da terceira tentativa achamos um hospital. Um médico colocou um cano comprido flexível pela narina dele, com uma camera na ponta e um tipo de pinça. Ou seja, o peixe foi pescado novamente.

No comments: