August 22, 2019

Reciclagem de Conhecimento





Defensivos, pesticidas, biofungicidas, remineralizadores, agrominerais, probióticos para o solo, inseticidas, biofertilizantes, compost tea, micro e macroorganismos... uma gama de diversos nomes para a mesma função: proteger e nutrir as plantas. Mas então, como tornar essa planta protegida por mais tempo? Mantendo a planta com a imunidade alta pois, dessa forma, pragas e doenças não se aproximarão da lavoura". Uns dirão que isso é impossível, enquanto outros já concretizam sucesso com maiores rentabilidade em suas lavouras nessa nova era da agricultura biológica e regenerativa.

Tem ocorrido uma mudança radical no entendimento dos fundamentos da biologia com relação à agricultura e, até mesmo, relacionada às novas tendências do consumo de alimentos nas grandes capitais.
A ciência se desenvolve a partir de dúvidas e controvérsias. A agricultura somente sobreviverá se for pautada por rentabilidade e reconstrução do solo. Precisamos nos unir e desenvolver tecnologias para continuar na atividade." - Tossi




Utilizar métodos de pulverizações inundativas, mantendo os microorganismos vivos e ativos por mais tempo para alimentar o solo e proteger as plantas, é uma das ações dentro dessa prática. Por experiência própria, o maior desafio ainda é o controle da ferrugem asiática, aqui no Rio Grande do Sul, se falando em soja, mas temos convicção de que se alimentarmos os microorganismos do solo para que eles alimentem a planta, via metabolitos, e ocorram balanços inovadores na relação de nutrientes, poderemos, sim, ter vegetais com maior imunidade às malezas. Porém, o que percebemos Brasil afora é que, ultimamente, algumas práticas dentro das propriedades rurais estão sobrepondo muitas teorias e irritando alguns consultores vinculados, já que tem sua formação baseada em ensinamentos, referências e métodos de pesquisa cartesianos e planificados. Mas muitos agricultores e consultores estão lutando para entender uma metodologia de produção inteiramente nova. 

A nossa única libertação é o conhecimento, afinal tudo pode – e deve – ser visto como uma oportunidade de aprendizado e reciclagem de conhecimento.


No comments: