As respostas com diversidade de plantas consorciadas favorece muito a melhora da saúde do solo, pois macro e microagregados são formados, funcionando como uma esponja. É onde se encontram os microorganismos, nestes agregados, nas raízes, na argila, no silte, na areia, na matéria orgânica e no húmus. Nesta "amarração" também precisamos de oxigênio no solo, gerando o agregado estável, favorecendo a retenção de água no solo. Diferentes plantas e combinações de espécies de cobertura estimulam a microbiota do solo pela combinação dos exudatos emitidos pelas raízes dessas plantas.
Em termos práticos, se a natureza climática ocorrer dentro do esperado, a meta deste manejo de cobertura é também evitar aplicação de herbicida antes do plantio de verão, rolando ou deitando a cobertura para formar um colchão de palhada. Esse método é muito bom pois faz com que a planta tenha sua seiva bloqueda, preservando por mais tempo os exudatos
das raízes e mantande as raízes por mais tempo no solo.
das raízes e mantande as raízes por mais tempo no solo.
São as bactérias e fungos benéficos que fazem a fixação e solubilização de nutrientes, ativação da biologia do solo, fixação de carbono, aumento de micorrizas, descompactação, reequilibrio, aumento de matéria organica e húmus... São esses alguns dos benefícios destes consórcios.
Tudo isso para preparar o solo antes do plantio das culturas de verão.
Existem empresas que comercializam essa mistura pronta, ou podemos produzir na fazenda o próprio consório com ótima qualidade. Um dos outros desafios é conseguir colher a mistura e ainda poder usa-lá para semear no outro ano com sementes viáveis ou poder fornecer esse balanço nutritivo de grãos para alimentação, moendo num triturador para fazer farinha de diferentes espessuras, tanto para consumo humano como para animal. Ja fiz um relato sobre um produtor rural na frança que colhe seus mix de coberturas para alimentação de seu rebanho leiteiro neste link aqui.
Tem um manual com algumas espécies e as quantidades de cada uma para se fazer uma mistura como a que fizemos nas fotos ao lado, lembrando que essas quantidades devem variar de acordo com o que se deseja para o solo de cada região e principalmente o clima.
Fontes:
Fotos tiradas na safra de 2019/2019
Plantas de cobertura e física do solo - Onã da Silva Freddi (UFMT) - 8º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT nos dias 19 e 20 de abril de 2018, em Sinop (MT).
Plantas de Cobertura - Calegari responde: Qual a melhor planta para cobertura do solo, 24 de mai. de 2019
No comments:
Post a Comment