May 3, 2021

MODELOS DE COOPERATIVAS AGRÍCOLAS NA CHINA.


(ressuscitando um texto de 2017)

Cada vez que tínhamos alguma visita ou dia de campo, durante o workshop, era uma incógnita. No cronograma das atividades apenas mencionava "dia de visita" e quando perguntávamos aos organizadores o que iríamos visitar respondiam: "atividades agrícolas". Todos participantes ficavam inquietos pois a maioria preferiam saber onde e o sobre o que exatamente seria a visita.

Logo da CHINA CO-OP e da
empresa local
Era uma mega cooperativa que atua em quase todos os segmentos da cadeia de produção agrícola, com o objetivo de produção da matéria prima até o comércio com o consumidor final. Contempla uma rede de 30 mil sub-unidades com mais de 245 mil produtores cooperados.

O símbolo ou logo principal da cooperativa são esses quadrados com um círculo dentro, e a imagem da garça na lagoa é a referência quanto ao nome daquela unidade que visitamos.

Essa empresa é um misto de cooperativa público privada. Com uma estrutura organizacional privada, mas que presta contas para os orgãos públicos e aceitam sugestões sobre tipos de manejos. Eles sabem os tipos de insumos que precisam, compram do mercado geral, de revendas e distribuidores locais, fazendo diversos orçamentos.

No escritório  da  cooperativa.
A política financeira é muito interessante. Com um total apoio do estado, os recursos de financiamentos para estas cooperativas são de um fundo sem retorno de capital e com juros zero. Ou seja, o governo fornece o dinheiro e a cooperativa não precisa pagar de volta.

O principal cabeça da empresa é um militar aposentado. E isso ocorre na maioria das grandes e mega grandes empresas na China, sempre existirá uma ligação direta com o governo. O histórico do principal responsável e donos das empresas importa muito na hora de criar e registrar essa empresa para então se conseguir os recursos de fundo sem retorno e juros zero.




Frota de transplantadeiras e automotrizes.
Visitamos uma dessas unidades, que trabalha com 230 produtores rurais dos quais foram persuadidos a fazerem parte desta empresa, e prestarem serviços para ela. Digo persuadido pois se um dos produtores têm sua área no meio de outros dois que aceitaram assinar o contrato, este que esta no meio, não têm muitas opções. É aceitar a proposta ou ir para cidade e deixar sua área para outro que queira. A área total que essa cooperativa atua é próximo à 1.300 hectares. A China Co-op é uma rede de cooperativas que possui diversas filiais. Totalmente mecanizada com pulverizadores, automotrizes, tratores,  semeadoras e iniciando trabalhos com big data, mapeando todas as áreas e unificando a gestão de todas as operações.
A China CO-OP é apenas uma das grandes redes de empresas desse tipo, existem outras cooperativas e com estrutura bem parecida.

Segue uma apresentação em PDF que mostra um pouco da estrutura de mercado da China CO-OP.

A proposta de arrendamento das áreas pela cooperativa vale a pena, pois os agricultores chineses ganham o valor à vista antes da safra e ainda podem ganhar uma bonificação caso a colheita seja além da expectativa. E o contrato é válido até 2 anos após cada renovação. Com isso podem lucrar desta forma até R$10.500,00/ha. Porém a contrapartida é que esses agricultores façam todas as operações e manejos de plantio, aplicação de insumos e colheitas, acatando todas as sugestões dos responsáveis técnicos da cooperativa, que conta com grupos de engenheiros agrônomos especializados em cada área do processo produtivo.

Lavoura com grande escala de produção, graças a nova
reforma agrária chinesa.
O tamanho médio das áreas na China são em torno de 10 mu's. Onde 15 mu's equivalem a 1 hectare. Ou seja, o tamanho médio das áreas são de +- 0,7 hectares.  Por esse motivo, o governo chinês criou um mega projeto que já esta em prática a mais de 10 anos. Onde uma empresa cooperativa, procura por produtores que tenham suas áreas ligadas ou vizinhas uma das outras e fazem um contrato com esses produtores para unificarem as áreas. Dessa forma conseguem mecanizar e trabalhar em maior escala. Além disso, é uma forma de conseguirem armazenar boa parte da produção de grãos, centralizando maiores volumes nessas empresas, das quais irão reportar para o governo chinês sobre os estoques. Tanto para arroz, milho e soja produzidos dentro da China.

Sistema de armazenagem e secagem de grãos. Com vigas de ferro e telas, com ótimo custo benefício.


Não tem como falar nesse assunto das cooperativas da China sem falar do tipo de reforma agrária que a China esta passando. O que esta acontecendo naquele país é uma enorme reforma agrária para aumentar a escala de produção.

Quem fala em reforma agrária no Brasil com a intenção de dividir áreas esta totalmente equivocado.  Sabemos do desafio que existe e a diferença de renda entre produtores rurais, sim. Atualmente a agricultura familiar representa uma enorme fatia da produção no Brasil, com muita diversificação, assim como a agricultura empresarial que é também fundamental não só pelo fornecimento de grãos mas também por fornecer um superávit com sobra de grãos dos quais podemos exportar e nutrir toda a cadeia do agronegócios e empresas que vivem neste ramo. Por isso que falo em deixar de lado as demagogias e idealismos das diferenças entre esses sistemas de produção. Querendo ou não as multinacionais empregam muitos trabalhadores e excelentes profissionais brasileiros. Mas não devemos deixar a reforma agrária de lado, mas uma reforma nos para melhores planos agrícolas, com melhores planejamentos nas legislações sobre insumos e impostos absurdos que pagamos pelos herbicidas, fungicidas, inseticidas e fertilizantes, químicos ou biológicos. Necessitamos de mais estado para reformular essas leis de forma que tenhamos menos estado no futuro! Para assim fortalecer ambos os setores agrícolas.

A cooperativa arrenda as áreas dum grupo de produtores.

Já comentei uma vez aqui sobre o desenvolvimento rural na china e esses novos programas que o governo vem incentivando para unir as áreas dos produtores e conseguir aumentar a escala de produção

O que temos que parar de fazer é criar uma ideologia tola de direita e esquerda ou agricultura familiar e empresarial. Isso só deixam as pessoas segregadas uma das outras e criam desavenças que não precisam existir. Os setores agrícolas devem ser unidos, e claro, com leis específicas para cada realidade. Agora, tornar disso uma ideologia política só faz com que argumentos se transformem em ódio.


Aqui um pouco sobre a CHINA CO-OP


Presidente da cooperativa, ex-militar.

Ao fundo, nota-se duas jarras das quais têm uma salamantra
em cada, presente de um amigo do gerente da cooperativa.

Uma das enormes salamantras




Silos: telas de ferro e vigas de metal.












Trator e automotriz.



Pulverizador com acoplamento para graneleiro à lanço traseiro.


Automotriz.

Trator muito parecido com o que
conhecemos no Brasil.

Ração para peixes em uma piscicultura.





Campanha para o não disperiçar alimentos,
"o Alimento só é feliz dentro do estômago"






Farelo de soja: base para ração animal








Soja para consumo humano, "non gmo".




                                    Video que fiz com alguns takes do beneficiamento de arroz.




Fonte:

No comments: