Cidade de Wuhan ao fundo. A metrópole é rodeada de lagos |
Visitamos alguns vilarejos ao longo do Rio Yangtze e a famosa hidroelétrica das 3 gargantas.
Também pude presenciar o quão problemático são as enchentes naquele país. Durante três dias, Wuhan, uma a cidade de 10 milhões de habitantes, praticamente parou, quando muito de seus lagos transbordaram.
SUBINDO O RIO.
Durante duas horas navegamos pelo Rio Yangtze em um barco com capacidade para 300 pessoas, a maioria dos passageiros iam ficando nas cidades onde o barco atracava para então chegarmos na represa. Formamos um grupo com os participantes do workshop para visitar, durante um dia inteiro, as instalações da hidroelétrica.
Rio Yangtze |
A HIDROELÉTRICA
Eclusas da Hidroelétrica "3 Gargantas" |
Vou dar um exemplo bem prático. Hoje no Brasil, Rio Grande do Sul, Ijui, especificadamente, a cooperativa de energia Ceriluz não tem nem oferta de energia suficiente pra suprir a demanda de novos empreendimentos industriais de médio porte. Como pode um país crescer e se desenvolver dessa forma?
A hidroelétrica significa muito e é um orgulho para os chineses. Dentro das Três Gargantas, na área das instalações, quem controla a segurança do local é o próprio exército chinês, portanto quem visita o local recebe diversos conselhos de conduta, pois comportamentos inadequados como subir em muros para um melhor ângulo da selfie, podem levar à 15 dias de prisão.
NÚMEROS
Tem 2.300 metros de comprimento, com tres níveis de controle sobre a altura das águas, 135, 175 e 180 metros. Os geradores ficam a 80 metros abaixo do nível da água.
Local onde ficam os 32 geradores, na taipa da barragem |
Um enorme sistema de eclusas foi construído para manter o rio navegável acima e abaixo da represa, com cinco escadas, existe uma rota de descida e subida, sem nenhum custo para as embarcações que necessitam utilizar essa complexo sistema de “escada das águas”.
Algumas pesquisas indicam que a Três Gargantas causou impacto no bioma aquático do rio. Isso aconteceu também no Egito, com represas instaladas no Rio Nilo. Na China impediu que um dos peixes mais famosos subisse a corrente do rio para reprodução. Um peixe pre-histórico, chegando a 7 metros de comprimento e podendo pesar até 800kg, quase o peso de um touro angus, esse era o esturjão chinês. Hoje eles tentam criar o peixe em cativeiro.
ENCHENTES
Como comentei no início, presenciei a maior enchente dos últimos 20 anos, e fiquei sabendo, não pelos jornais ou televisão, que uma outra cidade com milhares de pessoas foi completamente alagada, causando centenas de mortes. Foi uma decisão oficial. Evacuar o vilarejo pois a água seria liberada da barragem, amenizando a enchente nas cidades maiores da parte de cima da Três Gargantas. Durante essas enchentes conversei com alguns chineses que me explicaram que no canal aberto da CCTV, com maior audiência, o governo faz o maior drama para explicar o alagamento de uma cidade inteira dando como justificativa o fator desastre natural como principal causa.
O controle da vazão da hidroelétrica em épocas das cheias, é o pior desafio para manejar a água e evitar enchentes.
Durante a enchente, não tinha muito o que fazer, compromissos cancelados, cidade em alerta e muitos carros parados no meio das ruas. Mesmo depois de dois dias após as chuvas, algumas ruas seguiam alagadas. Era algo que me intrigava muito pois são especialistas em produção de arroz irrigado por gravidade, e como podiam as cidades possuírem um sistema péssimo de drenagem? Mas fez sentido depois de entender que o rural e urbano nunca se entenderam.
O ex presidente ditador Mao Tse Tung escreveu em um de seus poemas sobre construir “uma parede de pedras que se ergueria no oeste e segurasse as nuvens, a chuva e se transformasse num lago suave…” Lógico que alguém usou este poema para dar ainda mais crédito ao falecido Mao como se ele estivesse prevendo em suas visões a construção da barragem. Mas de uma coisa ele estava certo, nesse lago o combustível é a água, suprida pelo incansável e imprevisível ciclo hidrológico.
No comments:
Post a Comment