July 10, 2013

Russian Grain Union Junho 2013

RUSSIAN GRAIN UNION, 4-7 junho 2013

Depois de algum tempo sem postar, vou transcrever minhas anotações de um evento que consegui participar sobre mercado de grãos no sul da Rússia em Gelendzihik e Krasnodar, onde tive oportunidade de visitar algumas lavouras durante a colheita. Bom, essas informações abaixo, foram anotandas no meu tablet, durante o congresso, e estou simplesmente repassando aqui com o mínimo de edição. Portanto, é meio que um resumo rascunhado de anotações, abreviações e comentários técnicos :)


DISCUÇÕES

O imposto agricola na Russia é muito alto, chega 3x maior que imposto da industria, tornando custo de producao de graos muito elevado.

O governo deu enfase em melhoramento genético para pecuária, faltando melhor política agricola na area de grãos. Querem fazer uma tarifa única na produção agrícola.

Russia assinou acordos com China e Brasil ( não revelou quais acordos)

Em epocas de exedente de produçao Sobre a reserva de grãos: o governo escolhe quem irá estocar ( se negar em estocar corre risco de perder direito de uso de suas benfeitorias.) Também muitos problemas na logística de vagões, querem aumentar a frota, mas com a frota atual já ficam com muitas esperas nos portos.

A inflação dobrou, chegando prox a 6,5%aa, diminuindo o consumo, ocorrendo pouca demanda interna e menos exportação que era isso que o governo queria, forma para incentivar exportação...

Existe uma taxa que o produtor paga por hectare utilizada ( tipo a que existe no Brasil), sendo que essa taxa aumentou quase o dobro sem haver nenhum incremento. O subsídio do governo fica em 0,8% da redução do custo, em outras épocas haviam maiores subsìdios agricolas. Produtores estão percebendo mudanças climáticas...

Esse ano o gov. deixou os preços das commodities subirem para fortalecer exportaçao, fazendo uma boa decisao nesta safra, regulando o mercado: bateu recorde de milho, arros e lentilha. A tendência é um novo recorde na exportação de milho. Mesmo assim os preços devem se manter em níveis elevados.

Muitas perdas em fazendas privadas ao sul, no futuro algumas partes serão importadoras (de outros estados) de bovinos e suínos.

Em fazendas coletivas algumas regioes nao possuem producao suficiente.

1,8MT importaçao de graoes demanda.

(tradutora com dificuldade para traduzir pois o russo esta falando muito rapido...)

Mencionam o Brasil como exemplo de país em desenvolvimento pleno, diferente da Russia.

Arroz: importam, porém existem vários tipos para diferentes consumidores e importadores, Krasnodar região com altas produtividades, solo preto fértil.

Utilizam beterraba como fonte de açucar, mas acreditam que no futuro vão preferir importar açucar de cana para liberar área de beterraba para grãos.

A seca da ultima safra baixou a produçao de forma que ao invéz de aumentar os preços em algumas regioes devido a baixa oferta, o Kazakstan exportou grão ilegal para Rússia, desrregulando os preços do mercado interno, deixando o produtor quebrado.




PALESTRANDE ARGENTINO FALANDO SOBRE GMO:

Explicou os motivos e e incrementos na producao utilizando gmo e reduçao de custo. A russia consome gmo mas nao pode plantar!? É ilegal plantar, porém sabem que existem lavouras com transgenicos contrabandeados.

No debate argentino diz que é mito que faz mal, e russo diz que tomate transgenico tem gosto diferente de tomate organico. Perguntaram se o trigo da argentina era transgenico, se referindo ao problema atual no trigo dos EUA.

O governo possui fiscais para controlar os estádios d plantas. Fazem inspecoes nas areas, ja estao na oitava do ano.


Maiores produtors: sul, centro, volga, ural e siberia . Producao total 52Mt sendo estimado para esta safra 79Mt total de graos.

Primeira vez que a russia consegue ter um superavit de legumes chegando perto do canada com 1Mt para export, sendo um ótimo mercado para russia.

Blacksea: escoamento da producao de graos

Importa do Egito carne. Muitas empresas de carne quebradas , so operando mercado interno, o governo luta para manter com mta dificuldade

Turquia é um grande parceiro de negocios para trigo tipo pão.

Vitaly Smirnov, Head of Agriculture Production Department, Inspectorate R : quando tem mta producao preço baixa, pouca producao preço alto. Ideal é boa combinação...

Oleo vegetal: principalmente de girassol, 2013 com previsao de 9Mt


UKRAINE

(Na apresenracao da Ucrania, varios sairam da reuniao ...)

Gargalo logistico. Milho e trigo. Produzem 50Mt de graos, 35% de superavit, vai pra russia

Presidente da Russian Grain Union (admirou a apresentacao) mas falou para apresentear slides mais devagar, e no final fez o apresentador apurar, pulando slides!


KAZAKSTAN

70Mt de graos, export mto para russia, 6Mt para exporto para Asia, compete cm a russia no mercado de graos com outros paises, qndo produzem bem os preços sao afetados em toda leste europeu

Preço tontrigo fob: usd250/t ( +- R$30/sc)

Produçao escoada por estrada em caminhoes, porem nas fronteiras com Siberia, nao existem estatisticas confiaveis pela comercializacao nao registrada ( ilegal).



UNIVERSIDADE DE AGRONOMIA E ECONOMIA AGRICOLA DE KRASNODAR


"O produtor investe pouco no solo, ele é muito fertil, é um solo preto. Deus nos deu. Até quando será fértil?"


Materia organica 2% (pouca prum solo preto!?) tem problema com compactaçao.

Recomendam 100kg de N, Mas produtividades médias dos agricultores de trigo é em torno de 4.5t/ha

A populacao na russia é decrescente. O habito alimentar está mudando, sendo consumido cada vez menos pão havendo um excedente na produção de farinha (trigo), superávit para exportação. O consumo per capita de carne 65kg/ano é menor que na época da USSR(1988) 78kg

Em 2011 ocorreu incidência de inseto que tornou-se resistente ao inseticida(?), pois existia residual de +- 15 dias e estava ficando em apenas 5 dias. Foi consequencia de baixa produção na região central prod de trigo.

Corrupção é um grande problema no mercado de commodities interno. Sendo que a maioria das Holdings não concordam em pagar antes de retirar o produto. Muitas empresas agrícolas não concordam pois se colocam na mesma situação de não querer entregar o produto antes do pagamento. Pois os pagamentos são muito demorados, atrasam ou quem paga à vista pode não receber o produto.

Quando o Estado intervém, como em 2010, favoreceu produtores de aves e suínos, mas quebrou com muitos exportadores, ocorrendo o mesmo para o trigo, vendendo por preços mais baixo que o mercado. Essas intervenções quebram a cadeia e afetam negativamente o mercado.

Empresas privadas na Rússia dificilmente sobrevivem nas exportações, atuando mais no mercado interno. Multinacionais como Glencore, Louis Dreyfus, Bunge, Cargill.

Krasnodar produz 4.5Mt representando 12% da produçao nacional de grãos.

Este é o link do congresso que ocorre anualmente e com reuniões esporádicas durante o ano.

www.grun.ru/en/

No comments: