July 30, 2013

Future Farm, UK 2013

FUTURE FARM, London, UK. -  26-27 jun. 2013

Vou seguir no mesmo lance que vinha fazendo, pois durante essas reuniões eu ia anotando tudo no tablet, ai vou jogar aqui meio que sem edição pra não perder tempo... Quero ver se nos próximos eu me dedico mais e consiga fazer uma edição mais legal e relatar em forma de texto e não em frases. Se bem que, essas frases, muitas delas, são alguns insights que tive durante as apresentações e conversas com os participantes :)


-Always measure and then management -

"In any farm, everything that you can measure, will give you better way to administrate your business."

Commodities:  "Spread the risk... Selling products in different occasions" ou seja, se você é produtor rural, e tem oportunidade de estocar seu produto, venda de pouco em pouco para diluir o risco de oscilações abruptas de preços.


COST OF PRODUCTION:

Keep operation costs below planned price if possible but without compromising yield, input costs and pricing trends. -- flexibility within cost budgets for low production years. Convert data in a user friendly format (visual com gráficos)



MINISTÉRIO DA AGRICULTURA - David Heath

Inglaterra tem grande força e bem vista pela inovação e aplicação de tecnologia.

Produção agrícola e manufatura de alimentos são os setores que movem o país.

A perda de subsídio (CAP reform) se refere ao governo redirecionando o capital que iria para agricultura e relocando em outros setores da própria agricultura. Existe um alerta de que esse corte de subsidio poderá favorecer os produtores concorrentes de outros países, porém não se aplica, pois o corte na verdade será reinvestido na própria cadeia agrícola.

Muitos investidores estão focando em mercados fora da Inglaterra devido aos altos preços e valorização da terra em UK. Porém governo está preocupado com a falta de investimentos no meio rural britânico, pois a maioria dos investidores estão buscando outros mercados (Leste Europeu e Africa)

Campanha para produção de tabaco esta bem controversa, pois governo faz campanha para parar de fumar e ao mesmo tempo subsidia a producão do fumo.

Duvida sobre a "sobrevivência" dos produtores ingleses sobre a Uniao Europeia. Muitos concorrem, porem outros sentem que deveria haver mais intervençao do gov britanico. Pois existem ainda barreiras como tarifas contra produtos importados, protegendo o produtor britânico.

Os produtores devem se preocupar pouco com governo,  e usarem mais recursos proprios para depender menos.



PROSPECÇÃO DO MERCADO DE GRÃOS E COMO ISSO IRÁ AFETAR SEU NEGÓCIO

Os paises ex-comunistas estao iniciando mudanças para um mercado capitalista, aumentando a produçāo. Direito da terra nos paises como russia e cuba estao evoluindo.

Mudanças climáticas:
Falam muito sobre excessos e escassez de chuvas e adversidades que não ocorriam antes. Os Incas ja se preocupavam com mudanças climaticas, no peru existe parque arqueologico com diferentes altitudes com experimentos de plantas.

Commodity prices: a produçao aumentará mas tambem a demanda. Os preços podem subir ainda pois o mercado esta firme e a demanda alta. a demanda mundial esta com estoque baixo, portanto terá algum tempo ate os estoques voltarem a niveis estaveis. A tendencia são os preços das commodities graos se manterem alto durante esta decada, devido demanda global. Estão muito otimistas com boas perspectivas da cotação de grãos.

Cuba: 3 meses atras primeiro acordo bilateral UK e cuba. Para produção de cana de açúcar. Estão melhorando a produção com mais investimentos.

 Produção orgânica não é a maneiro que suprirá o mundo. Deve-se focar na produção de forma geral e abundante no ponto de vista mundial para suprir a demanda.

Will fluctuationon water prices will affect irrigation?

NETAFIM: micro irrigação ( gotejamento e capilaridade), 17 unidades no mundo com 3 mil funcionários. Em 1965 em Israel iniciou-se esta forma de irrigação.

Se for investir em areas na Africa, Leste europeu, a irrigação será um investimento imprescindível  para garantir a produção e se pagar o investimento da área, reduzindo risco e colapsos do investimento.

Pivot central: pior custo ė o da energia.

Drip sistem: systema por gravidade com tanque elevado, com fluido lento pelas tubos.

Forma de irrigar diretamente a planta, não atingindo a entrelinha e favorecendo daninhas ou disperdiçando água. Tem 25% mais eficiência que pivot.

Colocar sensores no solo para medir a umidade. Possível verificar online a umidade. Foi criado um sistema de irrigação com calendário para monitorar os dias que ja foram irrigados.

Pivot aproveita de 80-90% da água. Por isso que se possível, o melhor é irrigar durante a noite.


CONVERSAS COM PRODUTORES: FAZENDA 1

Usar todos recursos possíveis, reciclar ( compostagem) e usar em hortas, vende o produto estabilizado para produtores vizinhos ganhando uma renda extra e com essa renda extra dá benefícios para seus funcionários que são a maioria do leste europeu ou estagiários. Faz silagem do pasto para dar aos porcos, reduzindo custo da ração.

Fazenda familiar, fazem 250 anos que estão com a fazenda. 2500ha. Não dividiram a fazenda entre irmaos ou tios, uma parte da fazenda foi vendida, porem decidiram manter a fazenda como uma só e distribuir funçoes entre os familiares, onde cada um é responsável por um setor. A fazenda é uma empresa. São em 15 pessoas da família, porém alguns não tem aptidão para trabalhar na fazenda, ganhando parte de sua área em forma de cotas, mas não podem interferir nas decisoes referentes à producao. Cuidam para problemas pessoais nao interferir com ambiente de trabalho.

Usam muita informacoes adquiridas em palestras e cursos e aplicam na fazenda. Procuram investidores para aplicar capital na fazenda, construindo infra-estruturas que serão pagas com prazos para o investidor.

Custo alto do combustível, não comentou sobre fertilizantes.
Transgenicos vem sendo bem discutido entre as escolas, levando a informação certa para população.

"I will discuss the NFU before i've been drinking" se referindo a National Farm Union. - que no momento está com fraco lobby e atuação não muito satisfatória.


CONVERSA COM PRODUTOR: FAZENDA 2

Utilizam 25% da produção de grãos para negociar no mercado futuro, forma de diversificar a comercialização.

Trabalham com engorda de novilhas e terneiros com desmame precoce sendo 1 touro para 25/30 cabeças. Fazer sincronias de parto, colocando touro inicio do verao e tirar no inicio do outono, tendo todos os partos na mesma época com mais fácil manejo dos terneiros, pois todos estarão com mesmo tamanho.

Possuem 1 trator com gps e equipamento moderno eletronico, operado por funcionário, sendo que os outros tratores bem menos equipados como forma de reduzir custos.

Mostraram videos com entrevistas de produtores sobre as dificuldades de produzir, expectativas e o que pensam sobre novas tecnologias: UK esta ficando para trás sem tecnologia, usando menos GM, químicos... Podendo perder em produtividade. Possuem muitos pesquisadores que trabalham em UK porem pesquisas e descobertas " vao embora" para outros países.

Muitas empresas na conferencia buscam formas de investir em diferentes setores da agricultura tanto com firmas já consolidadas ou que querem iniciar um novo negócio.

Comprando áreas, apostando em novas empresas, desbravando novas áreas em países como África e sul da América Latina, também procuram investir diretamente com produtores rurais.

The adaption of precision farming will not replace farming expertise.

Com uma comunicaçao de todos setores da fazenda ( proprietários, gerente, funcionários), evitando problemas de má utilização da agricultura de precisão.



THE BIG GM DEBATE: FOR AND AGAINST. - Debate sobre transgênicos.

Reino Unido segue com repudio à produtos geneticamente modificados... ( acho que desde a vaca louca, eles ficaram muito receosos...)

Debate sobre o uso ou não de variedades resistentes à herbicida, exemplo soja e milho RR. A maioria dos melhoramentos estao sendo feito com GM crops, muitos investimentos. Porém ainda é proibido utilizar trigo resistente a herbicidas no UK. Conforme relato de produtor o custo para controle convencional de daninhas no trigo é £125pounds/ha, se pudesse usar trigo resistente ao glifosato seria mais competitivo. 70% dos produtores dizem a favor do uso de cultivares transgênicas. 

Muita preocupação com a aceitação pelos consumidores de produtos com rotulo nos produtos com o "T" indicando que advém de origem transgênica, e medos sobre efeito de longo prazo com alimentação desde produto (pão com trigo transgênico foi dado como exemplo, mesmo não sendo consumido em nenhum lugar no mundo até o momento) .

Outro produtor citou como forma negativa a resistência queia as daninhas podem ter com uso de somente um tipo de principio ativo.

Importância em conservar, investir no solo.

Experimento de Rothamsted iniciado no ano de 1840. Medição de carbono com solos sem e com fertilizantes mostram a diferença da quantidade de carbono acumulado com adiçao de N e fosfatos.


Royal Agricultural Society of England - David Gardner, Chief Executive.

Robótica na agricultura com algoritmos que fazem as medições. Cameras de visao com 6 tipos de verificações, como exemplo maquina que conta o numero de sementes e separa pelo tamanho.

Maquina que capta, com sensor e câmera, as plantas daninhas, identificando e diferenciando pelo formato da folha, aplicando o herbicida localizado.

Milk Robô: faz a ordenha sozinho. Limpa e encaixa a ordenhadeira na vaca.

Colheita de frutas, morango, automática com robo que pode operar noturno, automatico sem necessidade de operador.

1 operador e 2 tratores: o trator que é operado possui sistema integrado com outro trator

que funcionada automático sem necessidade de operador, este irá seguir o trator

principal, já existe trator com 1 operador e 4 tratores.


Bom, acho que era isso. Foi um resumão de algumas coisas que anotei. Espero que sirva para alguém essas informações. Muitas das coisas que falaram acredito que possam ser usadas em qualquer fazenda no mundo, principalmente na gestão. Claro que algumas ferramentas são caras, mas cada vez podemos encontrar empresas de consultoria ou que prestam serviços para produtores rurais. 


July 10, 2013

Russian Grain Union Junho 2013

RUSSIAN GRAIN UNION, 4-7 junho 2013

Depois de algum tempo sem postar, vou transcrever minhas anotações de um evento que consegui participar sobre mercado de grãos no sul da Rússia em Gelendzihik e Krasnodar, onde tive oportunidade de visitar algumas lavouras durante a colheita. Bom, essas informações abaixo, foram anotandas no meu tablet, durante o congresso, e estou simplesmente repassando aqui com o mínimo de edição. Portanto, é meio que um resumo rascunhado de anotações, abreviações e comentários técnicos :)


DISCUÇÕES

O imposto agricola na Russia é muito alto, chega 3x maior que imposto da industria, tornando custo de producao de graos muito elevado.

O governo deu enfase em melhoramento genético para pecuária, faltando melhor política agricola na area de grãos. Querem fazer uma tarifa única na produção agrícola.

Russia assinou acordos com China e Brasil ( não revelou quais acordos)

Em epocas de exedente de produçao Sobre a reserva de grãos: o governo escolhe quem irá estocar ( se negar em estocar corre risco de perder direito de uso de suas benfeitorias.) Também muitos problemas na logística de vagões, querem aumentar a frota, mas com a frota atual já ficam com muitas esperas nos portos.

A inflação dobrou, chegando prox a 6,5%aa, diminuindo o consumo, ocorrendo pouca demanda interna e menos exportação que era isso que o governo queria, forma para incentivar exportação...

Existe uma taxa que o produtor paga por hectare utilizada ( tipo a que existe no Brasil), sendo que essa taxa aumentou quase o dobro sem haver nenhum incremento. O subsídio do governo fica em 0,8% da redução do custo, em outras épocas haviam maiores subsìdios agricolas. Produtores estão percebendo mudanças climáticas...

Esse ano o gov. deixou os preços das commodities subirem para fortalecer exportaçao, fazendo uma boa decisao nesta safra, regulando o mercado: bateu recorde de milho, arros e lentilha. A tendência é um novo recorde na exportação de milho. Mesmo assim os preços devem se manter em níveis elevados.

Muitas perdas em fazendas privadas ao sul, no futuro algumas partes serão importadoras (de outros estados) de bovinos e suínos.

Em fazendas coletivas algumas regioes nao possuem producao suficiente.

1,8MT importaçao de graoes demanda.

(tradutora com dificuldade para traduzir pois o russo esta falando muito rapido...)

Mencionam o Brasil como exemplo de país em desenvolvimento pleno, diferente da Russia.

Arroz: importam, porém existem vários tipos para diferentes consumidores e importadores, Krasnodar região com altas produtividades, solo preto fértil.

Utilizam beterraba como fonte de açucar, mas acreditam que no futuro vão preferir importar açucar de cana para liberar área de beterraba para grãos.

A seca da ultima safra baixou a produçao de forma que ao invéz de aumentar os preços em algumas regioes devido a baixa oferta, o Kazakstan exportou grão ilegal para Rússia, desrregulando os preços do mercado interno, deixando o produtor quebrado.




PALESTRANDE ARGENTINO FALANDO SOBRE GMO:

Explicou os motivos e e incrementos na producao utilizando gmo e reduçao de custo. A russia consome gmo mas nao pode plantar!? É ilegal plantar, porém sabem que existem lavouras com transgenicos contrabandeados.

No debate argentino diz que é mito que faz mal, e russo diz que tomate transgenico tem gosto diferente de tomate organico. Perguntaram se o trigo da argentina era transgenico, se referindo ao problema atual no trigo dos EUA.

O governo possui fiscais para controlar os estádios d plantas. Fazem inspecoes nas areas, ja estao na oitava do ano.


Maiores produtors: sul, centro, volga, ural e siberia . Producao total 52Mt sendo estimado para esta safra 79Mt total de graos.

Primeira vez que a russia consegue ter um superavit de legumes chegando perto do canada com 1Mt para export, sendo um ótimo mercado para russia.

Blacksea: escoamento da producao de graos

Importa do Egito carne. Muitas empresas de carne quebradas , so operando mercado interno, o governo luta para manter com mta dificuldade

Turquia é um grande parceiro de negocios para trigo tipo pão.

Vitaly Smirnov, Head of Agriculture Production Department, Inspectorate R : quando tem mta producao preço baixa, pouca producao preço alto. Ideal é boa combinação...

Oleo vegetal: principalmente de girassol, 2013 com previsao de 9Mt


UKRAINE

(Na apresenracao da Ucrania, varios sairam da reuniao ...)

Gargalo logistico. Milho e trigo. Produzem 50Mt de graos, 35% de superavit, vai pra russia

Presidente da Russian Grain Union (admirou a apresentacao) mas falou para apresentear slides mais devagar, e no final fez o apresentador apurar, pulando slides!


KAZAKSTAN

70Mt de graos, export mto para russia, 6Mt para exporto para Asia, compete cm a russia no mercado de graos com outros paises, qndo produzem bem os preços sao afetados em toda leste europeu

Preço tontrigo fob: usd250/t ( +- R$30/sc)

Produçao escoada por estrada em caminhoes, porem nas fronteiras com Siberia, nao existem estatisticas confiaveis pela comercializacao nao registrada ( ilegal).



UNIVERSIDADE DE AGRONOMIA E ECONOMIA AGRICOLA DE KRASNODAR


"O produtor investe pouco no solo, ele é muito fertil, é um solo preto. Deus nos deu. Até quando será fértil?"


Materia organica 2% (pouca prum solo preto!?) tem problema com compactaçao.

Recomendam 100kg de N, Mas produtividades médias dos agricultores de trigo é em torno de 4.5t/ha

A populacao na russia é decrescente. O habito alimentar está mudando, sendo consumido cada vez menos pão havendo um excedente na produção de farinha (trigo), superávit para exportação. O consumo per capita de carne 65kg/ano é menor que na época da USSR(1988) 78kg

Em 2011 ocorreu incidência de inseto que tornou-se resistente ao inseticida(?), pois existia residual de +- 15 dias e estava ficando em apenas 5 dias. Foi consequencia de baixa produção na região central prod de trigo.

Corrupção é um grande problema no mercado de commodities interno. Sendo que a maioria das Holdings não concordam em pagar antes de retirar o produto. Muitas empresas agrícolas não concordam pois se colocam na mesma situação de não querer entregar o produto antes do pagamento. Pois os pagamentos são muito demorados, atrasam ou quem paga à vista pode não receber o produto.

Quando o Estado intervém, como em 2010, favoreceu produtores de aves e suínos, mas quebrou com muitos exportadores, ocorrendo o mesmo para o trigo, vendendo por preços mais baixo que o mercado. Essas intervenções quebram a cadeia e afetam negativamente o mercado.

Empresas privadas na Rússia dificilmente sobrevivem nas exportações, atuando mais no mercado interno. Multinacionais como Glencore, Louis Dreyfus, Bunge, Cargill.

Krasnodar produz 4.5Mt representando 12% da produçao nacional de grãos.

Este é o link do congresso que ocorre anualmente e com reuniões esporádicas durante o ano.

www.grun.ru/en/